Ácido vaza em CTI infantil da Santa Casa de BH e deixa quatro pessoas passando mal
Três pessoas precisaram ser encaminhadas ao CTI após vazamento de produto usado em equipamento de hemodiálise; pacientes foram retirados preventivamente da área afetada

Um vazamento de ácido peracético no Centro de Terapia Intensiva (CTI) Pediátrico da Santa Casa de Belo Horizonte deixou quatro pessoas passando mal na tarde desta quarta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, aproximadamente três litros do produto químico vazaram de um equipamento de hemodiálise. Três pessoas precisaram ser encaminhadas ao CTI para atendimento.
A ocorrência foi registrada por volta das 16h, no hospital localizado na Avenida Francisco Sales, no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul da capital mineira. O incidente obrigou a retirada preventiva de pacientes próximos ao local e o remanejamento de alguns leitos. Equipes especializadas dos bombeiros foram mobilizadas para conter o vazamento e neutralizar a substância.
Leia também: Minas é o 3º estado com mais pedidos de benefício para vítimas de violência
Vazamento começou em equipamento de hemodiálise
De acordo com as informações repassadas ao Corpo de Bombeiros, o ácido peracético vazou durante uma atividade envolvendo um equipamento de hemodiálise, procedimento utilizado para filtrar o sangue de pacientes com comprometimento da função renal.

O produto é utilizado em processos de limpeza e desinfecção de equipamentos hospitalares. Quando manuseado inadequadamente ou liberado no ambiente, pode produzir vapores irritantes e provocar problemas de saúde em pessoas expostas.
O Corpo de Bombeiros informou que cerca de três litros da substância foram liberados no setor pediátrico.
A ocorrência mobilizou três viaturas, incluindo uma equipe do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), especializado em atendimentos envolvendo produtos perigosos.
Os militares realizaram os procedimentos necessários para controlar o vazamento e neutralizar o produto químico.
Após a intervenção, a corporação informou que a situação estava controlada.

atro pessoas passaram mal e três foram encaminhadas ao CTI
Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas apresentaram mal-estar após o incidente. Três delas precisaram ser encaminhadas ao Centro de Terapia Intensiva para avaliação e atendimento.
Até a última atualização das informações, não havia confirmação sobre a identidade das pessoas afetadas, se eram funcionários, acompanhantes ou pacientes, nem detalhes sobre o estado de saúde delas.
O hospital também precisou reorganizar temporariamente parte da unidade, retirando pacientes das proximidades do vazamento.
A medida foi adotada para evitar novas exposições ao produto e permitir o trabalho das equipes responsáveis pelo atendimento da ocorrência.
Não foi divulgado o número exato de pacientes que precisaram mudar de leito.
Santa Casa afirma que pacientes não sofreram danos
Em nota, a Santa Casa de Belo Horizonte confirmou a ocorrência, mas informou que houve uma liberação temporária e atípica de vapor durante o manuseio de um insumo utilizado em equipamentos de hemodiálise.
Segundo a instituição, a equipe de Segurança do Trabalho foi imediatamente acionada e adotou medidas para controlar a situação.
O hospital também confirmou o remanejamento preventivo de pacientes e afirmou que não houve feridos nem eventos adversos relacionados à ocorrência entre os pacientes.
“Por precaução, os pacientes próximos ao local foram remanejados de forma provisória. Não houve feridos nem eventos adversos com pacientes, relacionados à ocorrência.”
A informação divulgada pela Santa Casa não esclarece a condição das quatro pessoas que apresentaram mal-estar, conforme o relato dos bombeiros.
A instituição ressaltou que prioriza a segurança dos pacientes e dos profissionais envolvidos no atendimento.
O que é o ácido peracético e quais são os riscos?
O ácido peracético é uma substância química utilizada na desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos, incluindo dispositivos empregados em procedimentos hospitalares.
O produto possui ação antimicrobiana e é usado para eliminar bactérias, fungos e outros microrganismos.
Apesar de sua utilidade nos serviços de saúde, a exposição ao ácido concentrado ou aos vapores liberados pela substância pode provocar irritação nos olhos, na pele e nas vias respiratórias.
Entre os sintomas associados à exposição estão ardência nos olhos, tosse, desconforto respiratório e falta de ar.
A intensidade dos efeitos depende de fatores como concentração do produto, tempo de exposição e condições de ventilação do ambiente.
Em situações de vazamento, a recomendação é afastar pessoas da área contaminada e permitir que profissionais habilitados realizem os procedimentos de contenção e neutralização.

CTI pediátrico atende crianças e adolescentes
A Santa Casa de Belo Horizonte é uma das instituições hospitalares de referência em Minas Gerais e recebe pacientes encaminhados de diferentes regiões do estado.
Segundo informações da própria instituição, o CTI Pediátrico possui 30 leitos, sendo 20 destinados a atendimentos clínicos e dez a pacientes cirúrgicos.
O setor atende desde recém-nascidos até adolescentes e oferece suporte para casos de maior complexidade, incluindo recuperação após cirurgias e tratamentos especializados.
A unidade integra a estrutura do Instituto Materno Infantil da Santa Casa BH.
A necessidade de retirar pacientes durante o vazamento exigiu uma reorganização temporária dos espaços de atendimento, mas o hospital informou que o procedimento foi preventivo.
Próximos passos
Com o ácido neutralizado e a situação controlada, a atenção se volta para o acompanhamento das pessoas que passaram mal e para a avaliação das condições de segurança do setor atingido.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre a causa exata da liberação do produto nem sobre eventuais falhas no equipamento ou no procedimento de manuseio.
Também não há confirmação de quando todos os leitos remanejados poderão retornar à configuração anterior.
A Santa Casa informou que adotou as medidas necessárias para controlar a ocorrência e reforçou seu compromisso com a segurança de pacientes e colaboradores.


